Novo Mapa Mundi Tamanho real dos países

Todos nós sabemos que a maioria dos mapas do mundo não são totalmente precisos. Para começar, a África é muito maior do que parece, e a Groenlândia não é quase tão vasta. Um designer no Japão criou um mapa que é tão preciso,  e é provavelmente um dos melhores em estimativas do tamanho real dos países.

Mapa Mundi Tamanho real dos países
Mapa Mundi Tamanho real dos países

Criado pelo  artista e arquiteto Hajime Narukawa, o mapa parece muito estranho à primeira vista, com uma mudança de orientação entre Ásia e América do Norte, mas na verdade é um dos mapas mais proporcionais que temos.

Isso porque a criação de um um mapa plano precisa do nosso planeta esférico é incrivelmente difícil. O mapa que você está acostumado a ver preso nas paredes da sala de aula e no Atlas é conhecida como uma projeção Mercator, e foi apresentada pela primeira vez pelo geógrafo flamengos Gerardus Mercator volta em 1569.

Esta técnica funciona mais ou menos encaixar os países do globo em um pedaço bidimensional de papel, e é ótimo para navegação oceânica. Mas ele vem à custa de precisão – a projeção Mercator faz países próximos ao pólo serem muito maior do que realmente são.

novo-mapa-mundi-paises

Por exemplo, a Groenlândia parece mais ou menos o mesmo tamanho que a África na maioria dos mapas, embora o continente Africano tem 14 vezes mais massa de terra.

Mas o novo design teve como objetivo corrigir isso, dividindo o globo-se em 96 regiões iguais e, em seguida, transferindo as dimensões de uma esfera para um tetraedro, antes de gerar o mapa final. Ao tomar alguns passos para obter de uma esfera arredondada para um mapa plano, Narukawa conseguiu manter proporções corretas.

“Este método de mapeamento original pode transferir uma superfície esférica a uma superfície retangular, como um mapa do mundo, mantendo corretamente proporções em áreas”.

“O novo mapa representa fielmente todos os oceanos, continentes, incluindo a Antártica negligenciada. Estes se encaixam dentro de um quadro retangular, sem interrupções. O novo mapa fornece uma perspectiva precisa avançado de nosso planeta.”

Este novo mapa não é perfeito – e vendo como o norte não é necessariamente no topo, pode não ser o melhor para a navegação. Mas é muito perto.

Fonte: Science Alert | Ahtha Graph